A maioria dos céticos da acupuntura refere que existem inúmeros estudos a indicar que a “acupuntura verdadeira” não mostra resultados superiores à “acupuntura falsa”. Já escrevi sobre o problema em definir o que é “acupuntura verdadeira” e a inexistência de uma diferença válida entre “acupuntura verdadeira” e “acupuntura falsa” em muitos estudos

Chega ao ridículo de poder dizer que 90% da acupuntura que pratico diariamente é considerada “acupuntura falsa” no estudos científicos. Só que eu uso-a como “acupuntura verdadeira”.
Neste artigo gostava de explorar um conceito: a natureza da terapêutica. Após explorar este conceito gostaria de tirar algumas ilações relativamente aos métodos de investigação adaptados à “natureza da terapêutica”.

Natureza da terapêutica na investigação científica em acupuntura

Qual a diferença entre fisioterapia e acupuntura em investigação? Qual a semelhança entre homeopatia e medicação ocidental em termos de investigação?

Se se elaborar um estudo com medicamentos definem-se 3 grupos: grupo controle (terapêuticas usadas atualmente), grupo A (medicamento verdadeiro) e grupo B (medicamento falso).
O médico, no estudo prescreve o medicamento sem saber se é verdadeiro ou falso. Qualquer terapêutica que prescreva medicamentos ou suplementos pode e deve ser investigada desta forma. A medicação ocidental, a homeopatia e a fitoterapia tem assim um modelo de investigação lógico que respeita a sua natureza.
Chamar atenção a dois pontos: é possível usar medicamento falso, usa-se sempre médicos verdadeiros nos estudos, é impossível o médico e o paciente saberem se estão a usar medicamento verdadeiro ou placebo.

Recentemente saiu um estudo sobre o método Pold no tratamento da lombalgia. Este estudo foi publicado na revista Manual Therapy e consistia num grupo de 30 pacientes com lombalgia divididos em dois grupos: um grupo recebia os cuidados normais e outro grupo também recebia o método Pold.
O estudo foi um sucesso para o método Pold sendo considerado um estudo de alto valor científico.
O mundo da fisioterapia está recheado deste tipo de estudos. A reabilitação usando realidade virtual é mais eficaz que a reabilitação convencional e a ventilação não invasiva usada como adjuvante de tratamentos de limpeza das vias aéreas melhoram a função pulmonar.
E que tal fazermos um estudo com “método Pold falso”, ou “realidade virtual falsa” ou “ventilação não invasiva falsa”?
A fisioterapia é uma terapia manual. Não teria qualquer lógica usar os mesmos preceitos científicos usados em investigação com medicamentos, homeopatia ou fitoterapia. Neste caso o fisioterapeuta sabe que a técnica aplicada no estudo é falsa ou verdadeira.

A fisioterapia, a osteopatia e a acupuntura são técnicas de tratamento manuais. Obviamente que existem algumas diferenças relevantes entre cada uma delas e por isso são profissões diferentes. Mas em termos de investigação isso não deveria fazer diferença.
Se a acupuntura fosse uma técnica de fisioterapia já seria considerada um tratamento cientificamente válido há muito tempo. E não veríamos tantos céticos a criticar a acupuntura porque simplesmente não sabem adaptar os métodos de investigação científica ao que desejam investigar.

Investigação aplicada à natureza de cada terapêutica

A investigação cientifica em acupuntura deve ser aplicada à sua natureza. Investigação cientifica em acupuntura, osteopatia e fisioterapia deveriam ter os mesmos procedimentos. Por seu lado, medicação ocidental, homeopatia e fitoterapia deveriam ter procedimentos similares.
Enquanto se investigar a acupuntura com métodos usados para medicação ocidental, homeopatia e fitoterapia os estudos nunca serão conclusivos. Obviamente!
Um exemplo. A maioria dos estudos feitos na China de aplicação da acupuntura no AVC são feitos como os estudos de fisioterapia. Existe um grupo que recebe os tratamentos convencionais e outro grupo que recebe tratamentos convencionais com acupuntura. Os resultados são muito claros. A maioria dos grupos destes estudos obtem claras melhorias quando a acupuntura é usada.
Se a acupuntura fosse fisioterapia já seria considerada um tratamento de primeira linha no AVC. Como é acupuntura é considerada uma falsidade praticada por pessoas sem escrúpulos e sem formação científica.
Fica a questão de saber porque é que existem tantos médicos, enfermeiros e fisioterapeutas interessados em aprender acupuntura e integrá-la no seu arsenal terapêutico como é exemplo a nova “fisioterapia invasiva” ou a “punção seca”!